Introdução a História Do PC.
A história do PC, está dividida em 4 geracões, vamos ver uma breve explicacão sobre elas.
1ª Geração
O
primeiro computador era chamado de ENIAC era mil vezes mais rápido do
que qualquer máquina anterior, resolvendo 5 mil adições e subtrações,
350 multiplicações ou 50 divisões por segundo, pesava 30 toneladas e
media 30 metros, na epóca os jornais o apelidaram de "Einstein Mecânico" e " Frankstein Matemático", ele era muito quente, podendo chegar aos 50º graus, pelo motivo de ser feito a valvulas.2ª Geração
Em 1952, a Bell Laboratories inventou o Transistor que passou a ser um componente básico na construção de computadores e apresentava as seguintes vantagens: • aquecimento mínimo • pequeno consumo de energia • mais confiável e veloz do que as válvulas.
Era uma máquina eletrônica de programa armazenado que recebia instruções de uma fita magnética de alta velocidade ao invés dos cartões perfurados.
3ª Geração
Em 1960, a IBM lança o IBM/360, cuja série marcou uma nova tendência na construção de computadores com o uso de CI, ou pastilhas, que ficaram conhecidas como chips. Esses chips incorporavam, numa unica peça de dimensões reduzidas, varias dezenas de transistores ja interligados, formando circuitos eletrônicos complexos. Logo após, em 1975, os estudantes William (Bill) Gates e Paul Allen criam o primeiro software para microcomputador, o qual era uma adaptação do BASIC. Anos mais tarde, Gates e Allen fundaram a Microsoft, uma das mais bem sucedidas companhias de software para microcomputadores.
4ª Geração
Na década de 80, foi criado o IC LSI – Integratede Circuit Large Scale Integration, ou seja, “Circuito Integrado em Larga Escala de Integração”, onde foram desenvolvidas técnicas para se aumentar cada vez mais o número de componentes no mesmo circuito integrado. Alguns tipos de IC LSI incorporavam até 300.000 componentes em uma única pastilha. Finalmente, em 1981, a IBM resolve entrar no mercado de microcomputadores com o IBM-PC.
5ª Geração
Os computadores de Quinta Geração têm como característica o uso de “Circuitos Integrados em uma Escala Muito Maior de Integração”.
Os “chips” vêm diminuindo tanto de tamanho, fazendo com que seja possível a criação de computadores cada vez menores, como é o caso da microminiaturização do microprocessador F-100, que mede somente 0,6 cm quadrados e é pequeno o suficiente para passar pelo buraco de uma agulha!
O primeiro supercomputador, de fato, surgiu no final de 1975.
Computadores Atuais
Com o passar dos anos e com o avanço tecnológico mundial tudo se modifica, principalmente os computadores. É caso notável o quanto os computadores evoluíram nos últimos anos, tanto evolui no tamanho quanto no preço, hoje ele está com mais memória possibilitando ao usuário guardar mais arquivos, hoje em dia já é possível entrar na internet, acessar jogos, mover arquivos, ligar e desligar o computador tudo pela tela com a tecnologia touch screen. Essa é a grande aposta das empresas de tecnologia do mundo.
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentario é muito importante para nós. Comente